.

.

Título

Cai uma lágrima e limpo o rosto. Logo de seguida outra, volto a limpar. Tudo se repete e desisto. Deixo-as correr da mesma forma que o Mondego corre à minha frente, livres. 
Ao mesmo tempo sinto uma dor no peito que dificulta a respiração, deve-se assemelhar a ter um elefante sentado em cima dos pulmões, mas rapidamente alguém diz ''isso é asma''. Solto uma gargalhada. Talvez passados quase 21 anos venha a descobrir que todas as dores de peito não eram provocadas pela angústia mas sim pela asma, talvez fosse mais fácil de aceitar.
Inspiro, expiro. Apercebo-me que nunca antes o título que escolhi para este canto de palavra carregadas de um mundo ás costas fizera tanto sentido. Guarda só o que é bom de guardar. Ficam as manhãs de chuva, as luzinhas de natal, as migalhas de um quase tudo indescritível. 
''Nem sempre a vida corre como queremos. Ás vezes podemos ganhar, às vezes perdemos, às vezes nem sabemos se ganhámos ou se perdemos. Deixa ficar a certeza daquilo que te fez feliz. Ás vezes somos felizes, ás vezes não somos. Mas acabaremos sempre por ser, mais cedo ou mais tarde. Mas se a felicidade esteve por aí, deixa-a ficar num lugar seguro e não voltes lá nos próximos tempos, não olhes para trás.'' Limpou-me as lágrimas roubando-lhes toda a liberdade que lhes tinha dado. Existe mais uma que teima em cair. E então insiste, limpa novamente. ''Não esperes que toda a gente marque pontos positivos a toda a hora. As horas passam, mas haverão outras para passar. Não esperes que o mundo fique a torcer por ti, eu fico, tu ficas, mais meia dúzia de pessoas ficarão, mas nem sempre resulta. Nem tudo está destinado. Abanas mas não cais.''
Engoli em seco todas aquelas palavras e decidi que um dia começaria a escrever em pequenos papéis todos os momentos bons que vou passando e guardá-los-ia num frasco, para que mais tarde, enquanto as horas passam e quando o elefante se levantar do meu peito ou a asma me der tréguas, eu os leia e saiba guardar só o que é bom de guardar.


3 comentários:

  1. só para que saibas que ter asma não é assim tão bom. o elefante levanta-se, a asma não :p
    quero-te cheia de força, e se o mundo não conspirar a teu favor, que se fod*, tem muito mais piada vencer quando está tudo contra, ly <3

    ResponderEliminar
  2. é como já te tinha dito mas por outras palavras, 'Guarda só o que...' tu sabes o resto! <3

    ResponderEliminar